O Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
O Ligamento Cruzado Anterior , também conhecido por LCA, é um importante ligamento estabilizador do joelho sendo lesionado com frequência em atletas e também em praticantes de atividades físicas, das mais variadas. Ele tem a função de estabilizar o joelho, ou seja, manter os ossos estáveis e interligados dentro do joelho.
Você pode romper o seu LCA se fizer um movimento repentino ou uma curva rápida e acentuada quando estiver correndo, pulando ou praticando algum esporte. Muitas vezes é doloroso e pode dificultar a caminhada, subir escadas ou praticar atividades esportivas. É comum a sensação de falseio no joelho após a lesão.
Dentre as lesões ligamentares do joelho, a lesão do Ligamento Cruzado Anterior é a mais comum, sendo frequente entre indivíduos jovens e ativos.
Frente aos inúmeros estudos atuais, sabemos que este ligamento não cicatriza corretamente após a lesão.
A reconstrução cirúrgica é hoje o tratamento padrão em atletas e indivíduos jovens e ativos.
Com mais de 10 anos de experiência comprovada no tratamento de diversos tipos de patologias ortopédicas, o Dr. Delio é especialista no tratamento cirúrgico e não cirúrgico de lesões nos ligamentos do joelho.
Sim, você sabia que o tratamento de seu problema pode não ser cirúrgico?
Quer ouvir a palavra do especialista?
Então marque a sua consulta!
Como Acontece?
Na prática esportiva, as lesões do Ligamento Cruzado Anterior ocorrem em movimentos que envolvem parar e mudar de direção rapidamente enquanto estão correndo. As pessoas que praticam futebol, basquete, tênis ou vôlei são mais propensas a torcer os joelhos, pois a velocidade do movimento, combinada com a maneira como você torce ou gira o joelho torna possível que ocorra a lesão.
As lesões do LCA são mais comuns entre as mulheres do que entre os homens.
Será que rompi o meu Ligamento Cruzado? Quais os sintomas?
Muitas pessoas relatam ter ouvido barulho semelhante a um estalo ou rasgo no joelho. Mas nem sempre isto acontece e os sintomas agudos mais comuns são:
- Dor
- Inchaço
- Dificuldade em dobrar o joelho
- Dificuldade em voltar a praticar a atividade
- Sensação de instabilidade ou falseio no joelho
Quando procurar o médico?
Procure atendimento o quanto antes, em caso de sinais ou sintomas de uma lesão do LCA. A articulação do joelho é uma estrutura complexa de estruturas muito importantes (ossos, ligamentos, tendões e outros tecidos) que trabalham conjuntamente. É importante obter um diagnóstico rápido e preciso para determinar a gravidade da lesão e obter o tratamento adequado.
Como é diagnosticada?
Seu médico precisa saber detalhadamente como ocorreu a sua lesão, portanto é importante ser preciso nos detalhes. A partir daí ele poderá realizar alguns exames:
- Exame físico, com testes específicos em seu joelho
- Raio-X: pode ser útil para investigar outras alterações
- Ressonância: este é o principal exame de imagem que irá evidenciar a lesão do ligamento cruzado anterior e possíveis lesões associadas
- Artroscopia: é realizada em centro cirúrgico e, com auxílio de uma micro-câmera, seu médico poderá ver o tipo de lesão você tem e repará-la ou corrigi-la, se necessário
Qual é o tratamento?
Frente aos maus resultados do tratamento não-cirúrgico, atualmente a cirurgia é o tratamento de escolha em pacientes atletas e indivíduos jovens e ativos.
Existem diferentes métodos e técnicas cirúrgicas para a reconstrução do LCA e o seu cirurgião poderá escolher a mais adequada a seu caso.
Leia também: