Entorse do joelho é uma situação comum em praticantes de atividades físicas e ocorre com frequência elevada em atletas. A entorse ocorre quando um ligamento dentro do joelho é esticado ou sofre algum tipo de lesão. Na maioria das vezes, são de leve intensidade e de resolução rápida. O risco de entorse do joelho é maior durante atividades que envolvem a sustentação de peso ao dobrar ou girar o corpo, sendo ainda mais frequentes quando envolvem mudanças súbitas de direção, como acontece no futebol, basquete, vôlei, tênis.
Quais estruturas podem ser acometidas na entorse do joelho?
Várias lesões podem ocorrer durante uma entorse do joelho. As estruturas mais importantes são:
- Lesão de ligamentos
- Lesão dos meniscos
- Fraturas
Quais os sintomas de uma entorse do joelho?
Os sintomas irão variar, de acordo com o grau da entorse e os mais comuns são:
- Dor
- Inchaço
- Dificuldade em realizar movimentos específicos
- Dificuldade em voltar a praticar atividades físicas
- Sensação de que há algo fora do lugar dentro do joelho
Quais são os ligamentos que podem ser acometidos?
Os quatro principais ligamentos do joelho são:
- Ligamento cruzado anterior (LCA)
- Ligamento cruzado posterior (LCP)
- Ligamento colateral medial (LCM)
- Ligamento colateral lateral (LCL)
Todos estes ligamentos citados podem ser machucados durante uma entorse. O tratamento depende não só da gravidade, mas também de qual estrutura foi acometida.
Tratamento: O que fazer após uma entorse do joelho?
O tratamento dependerá do quão intensa foi a sua lesão e de qual estrutura foi lesionada:
- Primeiros socorros. Se a sua lesão foi em um grau mais leve, você poderá somente precisar colocar gelo no joelho, elevar a perna e suspender as atividades físicas por alguns dias. Você pode reduzir o inchaço envolvendo uma bandagem ao redor da articulação. Muletas podem ajudar a aliviar o esforço sobre o joelho.
- Medicamentos. Os medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor. Existem diversas opções medicamentosas e seu médico saberá qual a mais indicada a seu caso.
- Joelheira. A algumas pessoas pode ser necessário indicar o uso de joelheiras nos primeiros dias após a entorse. Elas fornecem suporte extra durante os movimentos.
- Fisioterapia. Em alguns casos, fisioterapia pode ser prescrita e terá grande utilidade em sua recuperação. Durante suas sessões, serão realizados exercícios para fortalecimento da musculatura que envolve o joelho, visando recuperar completamente os movimentos e permitir o retorno ao esporte.
- Cirurgia. Dependendo do grau da entorse e da estrutura que foi machucada, seu médico pode dizer que você precisa de cirurgia. Um cirurgião experiente terá habilidade para corrigir a sua lesão, permitindo que você volte a praticar atividades físicas.
Retorno ao esporte: poderei voltar às minhas atividades?
Retornar a praticar atividades físicas está diretamente ligada a quais as estruturas foram machucadas e qual a gravidade de cada uma destas lesões. Em graus mais leves, você poderá retornar em alguns dias, mas em situações de maior gravidade, poderão ser necessárias algumas semanas ou até meses.
E em casos de cirurgia, será necessário um maior período de repouso e reabilitação, antes de voltar à prática esportiva.
Leia também:
Torção de Joelho – Uma ligação frágil (saude.gov.br)
Lesão do LCA – Ligamento Cruzado – Dr. Delio Ortopedista (drdelio.com.br)
O que faz um Ortopedista? – Saiba tudo – Dr. Delio (drdelio.com.br)