Dr. Delio

O que é a ortopedia?

A ortopedia é o ramo da medicina responsável pelo cuidado do sistema musculoesquelético, compreendendo estruturas como: osso, músculos, tendões, ligamentos, cartilagens, articulações e nervos; estruturas essenciais para as atividades diárias. Portanto, lesões nestas estruturas são foco do trabalho do médico ortopedista.

O especialista nesta área também é capaz de auxiliar na prevenção de leões nestas estruturas.

Quem é o Dr. Delio?

Com mais de 10 anos de experiência comprovada no tratamento de diversos tipos de patologias ortopédicas,  o Dr. Delio é especialista no tratamento cirúrgico e não cirúrgico de lesões nos ligamentos do joelho.

Sim, você sabia que o tratamento de seu problema pode não ser cirúrgico? 

Quer ouvir a palavra do especialista?

Então marque a sua consulta

Especialista em artrose

O que faz o ortopedista?

Ortopedista

Ao se referir ao ortopedista, logo pensa-se em um “cirurgião ortopédico” por padrão. Considerando que as cirurgias ortopédicas são procedimentos comumente divulgados e notados pela população, é bem provável que você conheça alguém que já fez algum tipo de cirurgia ortopédica. No entanto, nem todos os ortopedistas são cirurgiões.

Qualquer ortopedista – cirurgião ou não – está qualificado para avaliar, diagnosticar e tratar doenças ortopédicas usando tratamentos não invasivos. E não somente pelo fato de os cirurgiões ortopédicos serem habilitados para operar, não significa que sempre o farão.

Cirurgiões ortopédicos respeitáveis, amparados por um centro de referência robusto, são mais propensos a tratar situações usando técnicas não cirúrgicas avançadas ou utilizando procedimentos minimamente invasivos e tratamentos assistidos por computador, se valendo da ampla tecnologia de ponta desenvolvida em softwares e materiais ortopédicos para escolher o melhor tratamento disponível adequado à situação individual de cada paciente.

Quando procurar o ortopedista?

O ortopedista é o especialista com treinamento especializado voltado ao diagnóstico adequado e tratamento não cirúrgico e cirúrgico de lesões e doenças do sistema musculoesquelético.

Sempre que ocorre uma lesão traumática, seja em um acidente doméstico, de trânsito, durante a prática esportiva ou mesmo causada por movimentos repetitivos, você provavelmente precisará consultar um especialista em ortopedia. Portanto não há razão para não consultar um imediatamente.

Por outro lado, dores nos músculos ou nos ossos, incapacidade de realizar funções cotidianas, amplitude de movimento limitada, perda de rendimento esportivo, dificuldade para andar ou ficar em pé, inchaços em articulações são situações que também precisam de uma avaliação ortopédica.

Tenho dores constantes, preciso de um ortopedista?

A dor é um dos motivos mais frequentes pelos quais as pessoas se consultam com o ortopedista. Esses médicos, sendo especializados em todo o sistema musculoesquelético, entendendo os vários tipos de articulações e como elas funcionam, estão aptos a tratar de diferentes problemas. Isso inclui alterações nos músculos, nervos, ossos, articulações, tendões, ligamentos, cartilagem e outros tecidos conjuntivos.

Existem muitas condições e lesões musculoesqueléticas que podem causar dor e, muitas vezes, especialistas ortopédicos podem ajudar a reduzir ou eliminar a dor.

Quais articulações um ortopedista trata?

Se você tiver dor, considere marcar uma consulta. Os médicos ortopedistas diagnosticam e tratam muitos tipos de dor em todo o corpo, incluindo:

  • Dor no joelho
  • Dor no ombro e no cotovelo
  • Dor no quadril
  • Dor nas costas ou no pescoço
  • Dor no pé e no tornozelo
  • Dor no punho, na mão e nos dedos

Lesões em atletas

Ossos quebrados, fraturas por compressão, fraturas por estresse, luxações, lesões musculares e rupturas ou rupturas tendinosas são motivos comuns para as pessoas visitarem médicos ortopedistas.

Os atletas geralmente fazem trabalho conjunto com ortopedistas para ajudar a prevenir futuras lesões e otimizar o desempenho esportivo.

Por exemplo, alguns atletas estão em risco de luxação do ombro ou lesões de ligamentos do joelho. E uma vez que ocorreram estas situações, o atleta pode estar em maior risco de desenvolver novas lesões. A avaliação e acompanhamento no consultório pode ajudar a prevenir novas lesões, até mesmo evitando que uma situação cirúrgica ocorra.

O ortopedista pode tratar ossos quebrados e lesões em músculos e tendões, entre outras coisas, e ajudar a melhorar a função de um membro, reduzindo ou eliminar a dor. Este profissional pode também trabalhar em conjunto com outros especialistas, como terapeutas, médicos de reabilitação e especialistas em controle da dor para otimizar o tratamento. Esta interação visa levar à melhora da função e mobilidade, redução da dor e melhora da qualidade de vida.

Quais lesões podem ocorrer em praticantes de esportes?

O esportista, profissional ou amador, está sujeito a uma infinidade de situações que pode causar algum tipo de lesão:

  1. fraturas, como no antebraço, clavícula, punho quebrado, rótula, fratura por compressão das vértebras e outras
  2. lesões em tendões como ruptura do tendão de Aquiles ou ruptura do LCA
  3. ruptura do menisco do joelho
  4. entorse de tornozelo
  5. fascite plantar
  6. ruptura do manguito rotador, que é uma causa comum de dor no ombro
  7. tendinites no cotovelo
  8. síndrome do túnel do carpo
  9. fratura por estresse

Não importa o grau de sua lesão. O ortopedista poderá te avaliar e nem sempre será necessário cirurgia, mas somente após a avaliação especializada e precoce o profissional poderá lhe dizer qual o melhor tratamento.

Quais exames o ortopedista solicitará?

Nem sempre serão necessários exames, pois muitas vezes o próprio exame físico realizado no consultório será suficiente para diagnosticar e tratar seu problema. Porém, em alguns casos, podem ser necessários alguns exames complementares, como:

  • Radiografias (Raio-X)
  • Ultrassom
  • Tomografia
  • Ressonância magnética
  • Cintilografia
  • Exames de sangue
Radiografia ortopedista

11 Perguntas a se fazer no consultório

  1. Quais tratamentos não operatórios estão disponíveis a meu caso?
  2. Sou um bom candidato para este procedimento?
  3. Quais são os riscos ou complicações potenciais do procedimento?
  4. Quais os benefícios do procedimento?
  5. Quanto tempo durarão os benefícios?
  6. Qual a taxa de sucesso desse procedimento?
  7. O que preciso fazer para obter os melhores resultados?
  8. Como e onde o cirurgião realizará o procedimento?
  9. Quanto tempo ficarei afastado de minhas atividades?
  10. Poderei voltar a praticar esportes após o tratamento?
  11. Haverá alguma restrição a esforços no futuro?

Você precisa de um ortopedista? Marque a sua consulta!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *